Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Adeus balança!


Depois de alguns meses afastada, eis que estou aqui novamente. Hoje estou querendo falar de muitas coisas. Entretanto, irei me ater apenas as mudanças que quero fazer na minha vida alimentar, na minha qualidade de vida, seja ela física ou mental.

Comecei a ler um livro bastante interessante, liberte-se da fome emocional, de Grennen Roht. Estou no capítulo 4 ainda, mas já posso perceber quantos padrões alimentares, na verdade boicotes, que faço na minha alimentação. Como  por exemplo, quantas vezes eu como sem mesmo estar com fome. Me vi muitas vezes em cada linha escrita ali.

Por isso, hoje resolvi não mais me pesar. Me lembro há alguns anos atrás, que decidi comprar uma balança digital para colocar no meu quarto. Assim achava que poderia controlar o meu peso caso eu excedesse na dieta. Porém, depois que comecei a ler esse livro, percebi que isso na realidade se tornou um martírio!

Vi que mesmo quando eu tinha perdido algum quilo, eu me sentia frustada, pois achava que tinha me esforçado muito para perder tão pouco. Ou quando eu engordava, me sentia envergonhada por não ter disciplina para perder nem sequer um quilinho. Entendi na realidade, que havia virado refém da balança, como também era da comida, ou seja, achei um comparsa para me torturar ainda mais.

Por essas e outras, resolvi não mais me pesar. Não significa irei abandonar minha dieta, que é outra coisa que também quero mudar, deixar mais leve, mas que pretendo de hoje em diante ser menos rígida comigo mesma.

Lendo esse livro, percebi o quanto sou perfeccionista e rígida comigo mesma. Na realidade assumi um papel que era da minha mãe, que controlava tudo que eu comia. Pretendo mudar isso urgentemente. Sei que esses padrões a gente não muda assim, do dia para a noite, mas vou aos poucos identificando e mudando.

Desde ontem, já comecei a mudar algumas coisas. Por exemplo, escutar quando o meu corpo está com fome. Antes comia por hábito, tipo, chegou a hora de comer, vamos comer. Ontem, tentei escutar os sinais do meu corpo dizendo que agora era a hora de comer. Fiquei impressionada com o resultado, comi bem menos.

Entretanto, ao longo do dia fico trabalhando e me entretenho com coisas a fazer, e de alguma forma, você meio que esquece de comer. Mas quando chega a noite, parece que a fome chega redobrada, e o pior, com ansiedade.


Sei que são padrões que não consigo mudar em um dia, é preciso paciência, coisa que também preciso trabalhar, mas irei aos poucos, identificando esses padrões e mudando, da forma que dá. Enfim, ontem quando me pesei pela última vez, estava com 84kg, vamos ver como esse projeto irá caminhar. E para fechar, o meu mantra: eu me amo, eu me aprovo e eu me aceito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou...