Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cuidados na prática do Pilates

Por Fabiana Marino


O pilates ganha novos adeptos todos os dias nas academias, centros e stúdios que oferecem a modalidade. Mas o que seria o pilates?.Método criado pelo alemão Joseph Pilates, em 1926, é um sistema que compreende mais de 500 exercícios realizados com poucas repetições e muita variedade em aparelhos ou no solo destinados para esse fim.

Os exercícios trabalham capacidades físicas como: coordenação, flexibilidade, equilíbrio e força sem pressa e com fluidez. O resultado obtido é a tonificação dos músculos, sem exageros, melhora da postura, redução do estresse entre outros. Quem a pratica garante que o resultado é garantido e benéfico. Assegura a vendedora Renata Soares que depois de três meses da prática se livrou das dores nas costas.

Entretanto, depois dessa demanda, a atividade começou a ser praticada erroneamente e por pessoas não qualificadas em lugares não apropriados para sua prática. os profissionais habilitados para exercer-la são os professores de educação física certificados no CONFEF/CREFs direcionando o exercício para o condicionamento físico e os fisioterapeutas nos casos de reabilitação pós-cirúrgica.

É importante perceber se esses profissionais além de serem formados nas respectivas áreas de atuação possuem a certificação do Pilates Studio Brasil que licencia esses indivíduos a desempenharem essa função. A professora Adriana Cunha diz que um exercício realizado da forma errada pode causar problemas ainda maiores ao corpo do praticante. “Levamos cerca de um ano para nos formar em pilates e investimos muito na modalidade e isso não pode ser desfeito por pessoas que não estão preparadas para exercê-la, afirma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou...