Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Educação no trânsito para pedestres



Por Fabiana Marino




Todos os dias quando saímos de casa percebemos novas estratégias usadas pelo Detran para conscientizar os motoristas que circulam nas ruas da cidade. Essa tática é válida, pois percebemos que cada vez mais há uma diminuição de acidentes e infrações.

Porém o que não nos atentamos é que essa técnica é usada para os pedestres em sua maioria, e não para os condutores de seus veículos. Pois ao chegarmos na faixa de pedestre se o sinal estiver vermelho passamos correndo escutando o ronco dos carros ansiosos em passar por cima de nós. E se o sinal estiver verde nem se arrisque a tentar cruzar a faixa, pois é morte na certa.

A turma do Fom-Fom até que se esforça, mas eles mesmos ficam na dúvida se devem mandar as pessoas atravessarem a rua mesmo o sinal estando vermelho. Por diversas vezes vemos a “turminha” brigar com os motoristas dizendo que está errado com toda animação que só eles tem.

Basta prestar um pouco mais de atenção para perceber. São os pedestres parando em um cruzamento e esperando pacientemente debaixo de um sol escaldante ou até debaixo de chuva o motorista passar (diga-se de passagem que provavelmente ele está dentro do seu carro com ar-condicionado bem fresquinho). E mais, carros estacionados em lugares para deficientes, em cima das calçadas fazendo com que as pessoas tenham que andar no meio da rua e arriscadas a serem atropeladas. E se fizer uma chuvinha é que complicou mesmo, estão eles lá, passando com toda a velocidade nas poças de água molhando as pessoas nas calçadas.

É por essas e outras que vemos que a educação no transito são para as pessoas que estão a pé, caminhando para o seu trabalho, escola ou apenas indo a padaria. Agora só resta uma pergunta a fazer: Quando será que os pedestres pagaram multa por não andarem direito nas ruas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou...